A gestão estratégica de um negócio está fundada em diversas frentes, compreender cada uma delas e saber como aplicar boas práticas dentro do contexto de cada empresa é um fator imprescindível no desenvolvimento e no crescimento das organizações. Neste sentido, a controladoria nas empresas é um dos alicerces da boa gestão, já que ela ajuda a condensar dados sobre a organização, unificando tais informações para que elas sejam transmitidas aos sócios, facilitando o processo de tomada de decisões.

Neste artigo, desenvolvido especialmente com foco na gestão empresarial sob a perspectiva da controladoria, você vai entender a importância da mesma para o desenvolvimento empresarial, bem como, os benefícios que este serviço oferece e as vantagens de contar com uma consultoria externa na gestão de inteligência da controladoria do seu negócio.

Quer entender melhor o assunto e começar a investir em controladoria dentro da sua empresa? Então continue a leitura e descubra!

Fonte de informações sobre o negócio

A controladoria é o departamento responsável pelas informações geradas pelos setores contábeis e orçamentários da empresa. Além disso, tem a função de assessorar e auxiliar os sócios e gestores nos processos de gestão de custos, atendimento de auditorias e fiscalização de tomada de decisões sobre o negócio.

Sua principal função é auxiliar os gestores na organização da empresa, mensurando alternativas econômicas por meio da unificação de informações geradas pela própria organização.

Neste sentido, o profissional responsável pela controladoria tem o condão de realizar uma gestão das informações que são captadas pelo próprio setor, oferecendo um suporte de informação que atenderá o planejamento, execução e controle do negócio, visando a maximização dos resultados.

Planejamento estratégico

Dentro deste contexto de uso inteligente de informações e gestão de dados, ingressamos em outra esfera relacionada aos benefícios trazidos pela controladoria: o fornecimento de subsídios para o planejamento empresarial.

Como a controladoria lida com a gestão dos dados gerados pela própria empresa, ela oferece informações que permitem determinar se os planos adotados pelos gestores são viáveis, consistentes e se estão alinhados com as reais condições do negócio.

Muitas empresas que não contam com o suporte de uma controladoria, baseiam suas decisões em argumentos e situações frágeis o que acaba gerando, em muitos casos, decisões desacertadas que influenciam negativamente na empresa.

Desta forma, contar com o apoio de um Controller, oferece sustentação para um planejamento focado em informações concretas sobre o mercado, trazendo mais segurança para os gestores e sócios.

Tomada de decisões

Quando se fala em planejamento e gestão de informações, também é importante destacar o processo de tomada de decisões, já que este deve ser um dos pontos mais fortes dentro de uma organização.

Uma das funções da controladoria é de auxiliar os gestores na organização empresarial, oferecendo dados e insights que facilitem o processo de mensuração de alternativa econômicas, unificando informações e reportando os resultados para a provocação da tomada de decisões.

Por isso, ela representa um ciclo perfeito que começa com da inteligência de dados, seguindo para o planejamento do negócio e partindo diretamente para o deslinde de decisões gerenciais.

Acompanhamento de desempenho

A operação da controladoria, como o próprio nome sugere, é baseada em controle. Desta forma, ela utiliza padrões de qualidade com o escopo de obter resultados. Mas, para que este objetivo seja alcançado é necessário que todos os gestores estejam envolvidos no projeto.

O processo se inicia com a área contábil e depois se estende para as demais áreas de apoio, momento no qual é realizado um levantamento de todas as informações que são apresentadas aos gestores para auxiliar no processo de tomada de decisões.

Neste cenário, é importante destacar que está inserida a parte relativa ao acompanhamento, etapa na qual a controladoria procede com a verificação da evolução dos planos que foram traçados a fim de corrigir possíveis falhas, alinhas os objetivos e/ou revisar o planejamento empresarial.

Empresas especializadas em controladoria

Empresas que se preocupam com um processo de gestão bem estruturado, precisam investir no desenvolvimento de políticas bem delineadas, focadas no desenvolvimento e crescimento da organização. Por isso, apostar na controladoria garante que as informações estejam alinhadas com o processo de decisão, contanto com um setor que esteja sempre pronto para dar o suporte necessário à diretoria.

Neste sentido, investir na contratação de serviços e consultorias externas é uma alternativa interessante para os empresários, já que oferece o apoio de profissionais com expertise na área e com prática também em outros segmentos e empresas, o que traz riqueza para o processo interno e qualifica todo o desenvolvimento da controladoria.

Manter a sua empresa competitiva exige foco em produtividade e competitividade, aliados à custos menores. Então, a função destas consultorias passa a ultrapassar o suporte para se tornar um apoio estratégico extremamente importante para o negócio.

Como você pode ver ao longo deste artigo, a controladoria é o setor responsável por auxiliar os executivos e gestores na tomada de decisões, além de oferecer condições para a realização de um controle e uma gestão mais eficaz. O profissional responsável pela controladoria tem capacidade de identificar quais são os pontos fortes e fracos da organização, procurando soluções que visem melhorar os resultados gerais da empresa.

O levantamento de informações e as definições trazidas pela controladoria permitem identificar características e particularidades do negócio, o que demonstra ser este um instrumento fundamental em todo o processo de gestão e tomada de decisões.

Um gestor focado no desenvolvimento das melhores estratégias e que busca a assessoria e a participação de profissionais especializados, deve investir na controladoria como uma ferramenta essencial a fim de auxiliar, com segurança, o processo de tomada de decisões. Por meio de boas práticas de gestão é possível crescer de forma sustentável, focando em resultados e competitividade, frente a um mercado cada dia mais dinâmico e exigente.

Gostou deste artigo sobre controladoria nas empresas e que investir nesta estratégia dentro do seu negócio? Então entre em contato com a Tag Business Solutions e descubra como nossos consultores especializados em finanças e controladoria podem ajudar na melhora do desempenho e na gestão da sua organização.

Escreva um comentário