Terceirizar o departamento financeiro tem sido uma medida tomada por muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Esse fenômeno tem acontecido de forma crescente no mercado, tanto em razão dos custos como dos benefícios que a opção traz para as organizações empresariais.

A terceirização é uma estratégia que concede às empresas a possibilidade de ter acesso a profissionais extremamente qualificados sem ter que pagar mais por isso, o que não aconteceria se optassem pela contratação dos mesmos como funcionários em tempo integral com carteira assinada.

Preparamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor como é possível terceirizar o seu setor financeiro, reduzindo custos e trazendo mais eficiência para a sua empresa. Acompanhe!

O que é a terceirização do financeiro?

A terceirização do setor financeiro é processo pelo qual uma empresa transfere para outra (especialista em finanças) a responsabilidade pela execução de todas as tarefas e atividades do setor. A equipe terceirizada é responsável por cuidar de todos os processos que antes eram obrigação do setor interno.

Assim, o gestor contrata uma equipe de profissionais especializados, qualificando seus processos administrativos e financeiros e tornando a gestão do seu negócio muito mais eficiente e simplificada.

Além de ser mais atrativa sob a perspectiva financeira, uma contratação deste tipo traz para a empresa profissionais altamente qualificados, que entendem sobre o setor e podem oferecer excelentes resultados para o negócio.

Quais são os benefícios de terceirizar o departamento financeiro?

A terceirização das finanças por meio da contratação de uma empresa especializada garante aos empresários a disponibilidade de tempo para cuidar de outros aspectos do negócio, com a certeza de que o departamento financeiro estará nas mãos de uma equipe preparada para atender às suas demandas.

Além disso, a economia de tempo e de custos podem ser definidas como as principais vantagens pelas quais as empresas têm investido na terceirização.

Mas não é só isso: a verdadeira vantagem por trás desta estratégia de negócios é a contratação de uma empresa com know how que você provavelmente não conseguiria custear com a contratação direta de funcionários.

Por fim, entregar demandas financeiras da sua empresa na mão de especialistas otimiza os processos, diminui a ocorrência de desperdícios de recursos e cria um diferencial competitivo que vai impactar no seu posicionamento no mercado.

Por que ele é uma boa solução para as empresas?

Agora que você já sabe quais as vantagens, precisa entender por que a terceirização do departamento financeiro é uma solução eficiente para a sua empresa.

Primeiro, porque ela permite a identificação de falhas. Como os setores financeiros costumam ficar muito tempo nas mãos de um profissional específico, isso abre espaço para riscos de falhas nos processos, o que reduz a taxa de lucratividade.

Ao terceirizar os serviços, este tipo de problema deixa de existir, já que você terá à sua disposição vários profissionais focados na dinâmica de otimizar os processos e melhorar o desempenho da sua empresa.

Segundo, pois ela permite a análise da situação econômica do negócio, descobrindo as forças e fraquezas, bem como a existência de oportunidades no mercado. Normalmente, o setor financeiro não consegue fazer estar tarefa sozinho, o que mais uma vez demonstra a vantagem da terceirização.

As questões trabalhistas também merecem destaque, uma vez que colaboradores contratados geram este tipo de obrigação, e o seu descumprimento pode ocasionar surpresas desagradáveis, como o recebimento de demandas trabalhistas.

Além disso, neste aspecto também refletem os custos para a empresa, uma vez que uma contratação de um colaborador em regime celetista pode gerar um aumento de 40% nos custos da contratação, em razão das inúmeras obrigações tributárias atreladas a elas.

Por fim, outra questão que merece destaque é a questão que envolve o cumprimento das obrigações fiscais. Uma preocupação que atinge muitos empresários diz respeito ao envio das informações corretas para o Fisco. Em muitas situações, os empresários acabam pagando mais só para evitar problemas. Este tipo de contratempo pode ser evitado com a terceirização.

Isso porque, além de não haver mais necessidade de gastar tanto tempo com estas atividades, os especialistas vão ajudar o empresário a pagar apenas o necessário, sem correr riscos de sofrer com a aplicação de multas ou processos administrativos por parte do Fisco.

A terceirização de departamentos financeiros é a aposta de muitas pequenas e médias empresas que buscam reduzir custos, qualificar o negócio e otimizar suas atividades. Com todas as vantagens que esta estratégia oferece, não existe razão para não começar a mudança agora mesmo.

Gostou deste artigo sobre terceirizar o departamento financeiro? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e divida com seus colegas o debate sobre os benefícios da terceirização.

Escreva um comentário