Muito embora o planejamento estratégico empresarial seja uma excelente ferramenta para a empresa, são poucos os gestores que o utilizam de forma hábil. Isso acontece principalmente porque os administradores não sabem como aplicar a ferramenta de forma prática.

Pensando nisso, desenvolvemos este post especial com dicas que vão ajudá-lo a empregar o planejamento estratégico na rotina da sua empresa. Ficou curioso? Então acompanhe nossas dicas!

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma técnica de administração desenvolvida com o objetivo de auxiliar os gestores na definição dos objetivos e metas do seu negócio. Ele traz a possibilidade de reconhecer condições de crescimento ou a necessidade de reposicionamento no mercado.

Para viabilizar um planejamento é preciso definir fatores importantes como a missão, visão e valores do negócio, conhecer o mercado, listar objetivos e metas e mapear as práticas internas.

Essa metodologia é fundamental para que a empresa conheça suas forças e fraquezas e saiba como lidar com elas. Isso porque os seus processos ajudam na organização do negócio e no direcionamento das ações necessárias para alcançar os objetivos e metas da organização.

Como fazer um bom planejamento

Existem diversas estratégias e metodologias para o desenvolvimento de um planejamento estratégico empresarial. Confira a seguir quais são algumas das etapas mais importantes deste processo.

Entenda a situação da empresa

Entender a situação atual do negócio diz respeito à compreensão sobre o cenário no qual ele está inserido. Essa análise começa internamente, para depois ultrapassar os limites da empresa e seguir para a coleta de informações sobre concorrentes diretos e indiretos, fornecedores, clientes e o mercado de uma forma geral.

Elabore uma lista com objetivos e metas

Depois de reconhecer a situação e o contexto no qual a empresa está inserida, o próximo passo é o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados e das metas necessárias para chegar até eles.

Vale destacar que para cada meta deverá haver uma estratégia específica vinculada a ela.

Estabeleça prazos

Sem prazos os seus planos simplesmente não acontecem. Assim, elabore um cronograma com prazos razoáveis para o cumprimento de cada meta e objetivo.

Envolva mais de um setor

O envolvimento dos colaboradores no processo de planejamento estratégico é imprescindível, já que ele garante maior comprometimento e traz mais eficiência para o atingimento dos objetivos.

Ao contar com a participação de outras pessoas que também vão vivenciar os resultados daquele planejamento, há maiores chances do seu projeto funcionar.

Como ele pode se tornar uma ferramenta para a empresa

Ao falar em planejamento estratégico, você está pensando em uma metodologia de avaliação de mercado e cenários, com a posterior elaboração de planos, objetivos e metas que devem ser cumpridas.

Para tornar este estudo mais efetivo é interessante investir em algumas ferramentas que auxiliem tanto na elaboração quanto na aplicação da metodologia.

Entre elas podemos destacar, por exemplo, a Matriz Swot, uma metodologia que trabalha com a avaliação dos quadrantes de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise desses quatro fatores permite avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, elaborando as medidas necessárias para que ele seja aplicado.

Outra ferramenta prática que pode ser adotada é a 5W2H, uma ferramenta de organização composta por sete questões que devem ser respondidas antes da execução de uma tarefa: o que será feito? Quem é o responsável? Onde será executado/canais utilizados? Qual é o motivo para fazê-lo? Quais são os resultados esperados? Quais as etapas de implementação? Qual é o valor total do investimento?

O planejamento estratégico empresarial só se torna uma ferramenta útil para a empresa quando ele é aplicado de forma inteligente, trazendo resultados para a organização. Por isso é importante pensar nele como o início de um processo de mudança que precisa ser valorizado e constantemente reavaliado.

Você gostou de entender um pouco mais sobre o planejamento estratégico empresarial? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros temas relevantes sobre gestão, controladoria e finanças empresariais.

Escreva um comentário