A Mentoria Empresarial é um serviço por meio do qual um profissional especializado, então chamado de “mentor”, proporciona ao empresário uma assessoria com o intuito de compartilhar os seus conhecimentos e experiência.

Os mentores conhecem o mercado e as rotinas empresariais, por isso cumprem um papel semelhante ao de um padrinho, auxiliando na análise de outras empresas e aconselhando os empresários sobre pontos positivos e negativos dos seus negócios. Dessa maneira, o mentor oferece um suporte especializado baseado em sua própria experiência.

A mentoria não tem um prazo específico, como acontece com o coaching, por exemplo. Ela é um atendimento personalizado, capaz de durar o período que o cliente julgar necessário e contributivo para a organização.

Esse tipo de serviço pode ser contratado a qualquer momento, seja na fase inicial da empresa, no período de desenvolvimento e expansão ou até mesmo em uma situação mais crítica. A efetividade torna-se possível quando o mentor traz conhecimento e experiência na área de atuação do cliente.

Neste artigo, você vai conhecer as principais vantagens da mentoria, entendendo de que forma ela pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe!

Traz uma nova perspectiva sobre o negócio

Um mentor oferece uma perspectiva e um olhar de quem está fora da organização empresarial. Essa visão diferenciada permite enxergar o negócio de forma mais democrática e sem alguns “vícios” comuns ao empresário e aos profissionais que atuam internamente.

Somado a isso, a experiência no mercado de trabalho permite que eles enxerguem o seu negócio sob uma nova perspectiva, que trará à tona questões que talvez o empresário não conseguisse identificar sem o auxílio do mentor.

Oferece experiência aplicável na prática

Assim como você, o mentor também é um empreendedor. Ele já teve, ou ainda tem, negócios em andamento. Esse conhecimento é primordial em todo o processo de mentoring.

Muitos empresários, especialmente os menores, não confiam na mentoria empresarial, pois têm dificuldade de acreditar na capacidade do mentor. Especialmente por causa da ideia errônea de que ele aplicará termos acadêmicos ou sugestões que não podem ser adotadas na prática do negócio.

Esse conceito é totalmente equivocado, já que os mentores são profissionais com experiência adquirida por meio da aplicação prática das rotinas de gestão de empresas.

Contar com esse tipo de auxílio pode garantir que uma empresa não feche suas portas, já que o que muitos negócios precisam é justamente da orientação de um profissional experiente e com um olhar diferenciado para trazer novas soluções.

Foca em questões importantes

Outra vantagem da mentoria é que ela atua com o foco em grandes questões. É pouco provável que um mentor atenha-se a problemas corriqueiros ou situações operacionais simples sobre o negócio. Ao contrário, as energias serão direcionadas para os problemas mais nevrálgicos.

Esses profissionais têm a capacidade de focar em questões críticas sobre a organização e que provavelmente estavam sendo negligenciadas pela equipe. Isso acontece pois muitas vezes a inexperiência ou a falta de conhecimento em gestão acaba fazendo com que os gestores não direcionem suas energias para aquilo que realmente importa.

Nesse sentido, a mentoria ajuda a encontrar as áreas certas nas quais o empresário deve investir mais tempo e quais são os melhores caminhos a serem seguidos para atingir o sucesso almejado.

Contribui para o desenvolvimento do líder

Outro fator extremamente positivo da mentoria é que o contato frequente com um mentor possibilita ao empresário a possibilidade de evolução não só profissional, mas também pessoal.

A análise do mentor auxilia na avaliação das ações de liderança, principalmente no que diz respeito às decisões que causam impacto significativo na empresa.

A experiência permite que ele observe os erros e as ações do empresário que estão relacionados com a falta de formação, de conhecimento ou até mesmo de experiência enquanto profissional e líder.

No Brasil, sabemos que o índice de empresas que fecham precocemente é muito alto. Segundo o IBGE, as principais razões para o fechamento de negócios são uma combinação de quatro fatores: a falta de planejamento dos negócios, a ausência de capacitação em gestão empresarial, a situação do empresário antes da abertura e a gestão do negócio propriamente dita.

Sem dúvida esses empreendedores alcançariam resultados mais significativos se tivessem contado com o aconselhamento de um mentor e com o desenvolvimento de uma gestão mais estruturada para o seu negócio.

A tendência para os próximos anos é que a atividade de mentoria empresarial cresça e se torne popular entre as empresas de todos os tamanhos, principalmente em razão de um possível crescimento do mercado e das oportunidades no setor de empreendedorismo.

Permite a expansão dos relacionamentos

Por fim, outra vantagem da mentoria dentro das empresas é a possibilidade que ela traz de expansão do relacionamento com outros profissionais e com o mercado de uma forma geral.

Os mentores são conhecidos por terem uma lista importante de contatos e networking. Esses contatos são fruto de um trabalho bem-feito a longo prazo. Não só isso, como também provam a capacidade de um mentor orientar empreendedores de primeira viagem.

Eles possuem contato direto com outros profissionais que podem ser importantes, contribuindo de alguma forma com o negócio. Talvez, sem o serviço de mentoring, o empreendedor sequer teria conhecimento a respeito dessas pessoas, quem dirá a possibilidade de ter acesso a elas.

Dentro de um contexto empresarial, é muito importante conhecer pessoas e ter um bom relacionamento dentro do mercado. Isso contribui para o crescimento de todos e para o desenvolvimento de projetos e de parcerias positivas de trabalho, além da troca de ideias.

O mentor é uma peça importante, pois permite que um gestor tenha acesso a contatos do mercado, oferecendo informações e soluções que podem ser um diferencial para o desenvolvimento e expansão de todo o tipo de empresa.

Como você pode ver ao longo deste artigo, a mentoria empresarial oferece vantagens expressivas para o desenvolvimento sustentável de um negócio. Investir neste tipo de solução pode fazer toda a diferença para a saúde da sua gestão empresarial.

Você gostou deste artigo sobre mentoria empresarial? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes sobre gestão, empreendedorismo e planejamento empresarial.

Escreva um comentário