Avaliar a viabilidade da expansão de uma empresa não é uma tarefa simples. Quem lida com o mercado sabe o desafio que envolve investir recursos com segurança e obter resultados compatíveis com um planejamento previamente estruturado.

Entre os tipos de expansão, podemos citar por exemplo o estabelecimento de parcerias comerciais, a abertura de filiais ou até mesmo o ingresso no mercado de franquias. Cada uma delas possui suas particularidades, mas de forma geral, todas se caracterizam como uma medida estratégica empresarial para o aumento do capital e da participação de uma empresa no mercado.

A abertura de uma rede de franquias consiste na transformação da empresa, com a sua adequação às regras de franchising e sem a necessidade de que o empresário recorra a investimentos do capital próprio ou de empréstimos bancários. Diferente dela, a abertura de filiais exige investimento próprio, mas pode ser a solução interessante em determinadas situações. Por sua vez, as parcerias comerciais são indicadas principalmente para as empresas que ainda não têm condições de se transformar em uma empresa de franquia e também não tem capital para investir em uma filial.

Pensando neste contexto de crescimento, desenvolvemos este artigo especial com algumas dicas que vão ajudar você, que é empresário e quer expandir o seu negócio, a identificar boas práticas e estratégias no processo de análise de expansão empresarial. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e descubra!

Analise a demanda do mercado

A vontade de expandir um negócio deve partir de uma pergunta básica: o mercado tem demanda para a expansão da produção do produto ou serviço que você oferece?

Esta pergunta precisa ser respondida pelo empreendedor, já que a expansão deve ser pensada de acordo com as necessidades e as demandas de mercado. Além delas, também é necessário lembrar que a concorrência impacta diretamente neste aspecto.

Assim, antes de expandir um negócio, avalie se realmente existe uma demanda para isso e, em caso afirmativo, qual é esta necessidade e como você pode atender a ela. Caso a resposta seja negativa, mas você ainda queira investir em uma expansão, vale pensar em criar um produto diferenciado ou atingir outro nicho de mercado.

Em qualquer situação, é imprescindível lembrar que um bom estudo de mercado vai lhe oferecer todas as informações necessárias para o planejamento inicial da sua expansão.

Avalie a situação econômica do setor

Uma relação de consumo não se limita apenas à empresa e ao consumidor final. Estes dois atores estão inseridos em um contexto econômico e social.

O empresário sabe que instabilidades econômicas podem causar prejuízos significativos em seus negócios, e por isso este é o segundo fator que deve ser considerado durante o processo de avaliação de viabilidade da expansão de uma empresa.

Antes de investir, busque informações sobre o mercado, quedas, crescimento e até mesmo a movimentação da concorrência. Esta pesquisa ajudará o empresário a entender se é a hora certa para apostar em uma expansão do negócio ou se é mais seguro manter o capital investido e esperar pela melhor oportunidade.

Elabore uma previsão de investimentos necessários

Após ter uma noção acerca do mercado e das necessidades de consumo, já fica mais fácil partir para questões internas vinculadas à expansão.

A primeira delas é a elaboração de uma previsão de custos. Neste momento você vai considerar se haverá abertura de nova filial, loja, início de processo de exportação, enfim, o processo vai determinar os custos necessários para dar início ao projeto.

Para estabelecer os valores, o empresário precisa projetar todos os custos, considerando custos fixos, variáveis, impostos, custos com pessoal e qualquer outra despesa vinculada ao funcionamento adequado do seu planejamento.

Com uma boa previsão de custos e a certeza do investimento necessário, fica mais fácil precificar produtos e serviços de forma adequada, avaliar se este preço é competitivo com o mercado, prever o tempo necessário para obter o retorno sobre o investimento e fazer provisões para arcar com as despesas do negócio até que o retorno financeiro efetivamente aconteça.

Priorize as necessidades do consumidor

Quando se fala em um projeto de expansão de uma empresa, é preciso ter em mente que, além da empresa, um dos principais focos do projeto serão os consumidores daquele produto ou serviço.

Desta maneira, tenha em foco que todo o plano de ação deverá estar centrado nas necessidades do consumidor. Ele, enquanto cliente, é quem determina as demandas e necessidades de produtos.

Neste sentido, qualquer estratégia de expansão precisa estar focada na premissa básica de atender às necessidades específicas do consumidor.

Use um software de gestão de projetos

Os softwares de gestão de projetos são ferramentas que visam ajudar na organização e execução de tarefas dentro de empresas. Dentro de um projeto de expansão eles são extremamente úteis e largamente utilizados.

Assim, recomenda-se que você aposte neste tipo de solução durante a execução do seu plano de negócio de expansão, mantendo todas as tarefas organizadas, com prazos, indicação de colaboradores responsáveis e emissão de relatórios de acompanhamento que permitam analisar os resultados alcançados ao longo da execução.

Informe os clientes

O passo seguinte é muito importante, embora ainda não seja tão valorizado por algumas empresas. A expansão de um negócio deve ser feita de forma pública e transparente. Por isso, os seus clientes precisam saber do processo e da intenção de expandir o seu negócio.

Comunicar aos seus clientes que sua empresa estará passando por um processo de expansão ajuda na construção do relacionamento, mas principalmente, traz ciência de que mudanças vão ocorrer e que, direta ou indiretamente, estes clientes serão afetados por estas mudanças.

Avalie o momento mais adequado de fazer esta comunicação. No geral, os profissionais especializados indicam que os clientes só devem ser informados quando o projeto de expansão já está sendo efetivamente executado e não durante o seu planejamento.

Busque o auxílio de uma empresa especializada

Uma empresa especializada pode ajudar em todo este processo de estudo da viabilidade de expansão de uma empresa, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento do plano de negócios.

Com a consultoria de profissionais com expertise na área de gestão empresarial, a empresa tem mais segurança e embasamento em suas decisões e pode adaptar seu projeto com base na opinião e experiência de profissionais que conhecem outros setores e mercados. Além disso, contará com a assessoria de pessoas que estão por dentro de tudo que está acontecendo no meio empresarial.

Como você pode ver, a viabilidade da expansão de uma empresa deve ser estudada com a coleta de informações sobre o mercado, concorrência, consumidores e também com base na análise das oportunidades e da situação econômica atual. Tudo isso pode ser feito com mais segurança se o gestor estiver assessorado por profissionais com experiência e capacitação neste tipo de estudo.

Você quer analisar a viabilidade da expansão e elaborar um plano de negócios para a sua empresa? Então entre em contato com a Tag Business Solutions e descubra como podemos ajudar no crescimento e sustentabilidade da sua empresa!

Escreva um comentário