Cometer erros em plano de negócios não é uma prática incomum no âmbito empresarial. O grande problema é que esse tipo de situação pode colocar em risco o andamento desses projetos. Devido a isso, muitos deles nem chegam a ser concretizados.

Neste artigo, mostraremos os principais erros em plano de negócios e como você pode evitar para não ser acometido por eles. Acompanhe!

Não definir o modelo de negócio adequado

Uma das primeiras e mais simples falhas cometidas é a falta de adequação do modelo de negócio. Muitos empreendedores acabam constituindo empresas que não têm mercado em determinadas regiões.

Isso pode arruinar completamente todas as chances de um negócio crescer, afinal, ter um empreendimento em um local inadequado, sem público-alvo e os demais elementos essenciais para o futuro de uma empresa é a receita ideal para o fracasso.

Não estabelecer objetivos claros e específicos

Um simples filme de criança é capaz de nos ensinar muito sobre empreendedorismo. Em “Alice no país das maravilhas”, a personagem diz ao coelho que não sabe qual caminho seguir; ele, por sua vez, responde: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”.

No filme, a história se desenrola de forma positiva para a personagem. Entretanto, no cenário empresarial, o caminho que você seguiu intuitivamente muitas vezes não é o ideal, e a sua empresa pode perder anos de crescimento e geração de resultados por conta de uma decisão pouco ponderada.

Isso tudo foi mencionado para que cheguemos a um ponto: você precisa ter objetivos claros e muito bem definidos. É crucial que saiba, exatamente, em que lugar quer chegar com o seu empreendimento e trace os passos necessários para isso.

Ignorar ou subestimar a concorrência

Um dos erros em plano de negócios que muitos empresários cometem é subestimar a concorrência ou ignorar a sua existência. Nesse ponto, é fundamental que você baseie o seu conhecimento com relação aos seus concorrentes em pesquisas de campo e informações concretas sobre as empresas que atuam na mesma área que você e em regiões próximas.

Não conhecer o mercado e o público-alvo

Outro detalhe que muitos empreendedores erram é no conhecimento do mercado e, consequentemente, do seu público-alvo. Para fazer isso, você deve, novamente, investir em pesquisas e levantamentos.

Além de conhecer seus potenciais clientes, é fundamental saber quais são seus principais anseios e desejos. Assim, você poderá oferecer serviços e produtos que vão ao encontro desses elementos.

Não estabelecer diferenciais competitivos

Por fim, um dos erros em plano de negócios a evitar é não estabelecer um diferencial competitivo para o seu empreendimento. Criar uma empresa e ser apenas mais uma no mercado pode não ser um atrativo aos seus clientes.

Sendo assim, procure pensar em algum diferencial para oferecer a eles. Para tanto, utilize o conhecimento adquirido do seu mercado e público-alvo, verifique algum ponto que ninguém vem fazendo e utilize-o no seu empreendimento.

Ao seguir essas dicas e evitar os erros em plano de negócios, você conseguirá colocar sua empresa em um patamar de geração de receitas e lucratividade consideravelmente superior ao da maioria dos seus concorrentes.

Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de todas as nossas novas postagens? Então, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escreva um comentário