Você sabe o que é BPO? A sigla é utilizada para designar o termo Business Process Outsourcing que, traduzindo para o bom e velho português, significa terceirização de processos de negócios. Uma tendência recente, o BPO surge como uma vantajosa alternativa para a gestão das empresas.

Entretanto, exatamente por ser uma novidade, ainda não há muito conhecimento disponível sobre essa estratégia — a maioria das pessoas simplesmente nunca ouviu falar em BPO!

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, você entenderá o que exatamente significa BPO e quais são os principais benefícios que essa estratégia pode proporcionar. Acompanhe!

O que é BPO?

Antes de qualquer coisa, é preciso definir essa modalidade de trabalho. O BPO oferece um serviço de execução das atividades que, geralmente, não são realizadas pela própria administração. Por exemplo: alguns negócios utilizam essa estratégia para melhorar seus processos da área de contabilidade, jurídica, financeira ou de tecnologia da informação (TI)

No entanto, não se pode confundir esse conceito com o de terceirização, que se refere a uma mera transferência de serviços. O BPO requer uma avaliação completa da organização, bem como de seus processos. Sendo assim, a empresa contratada desenvolve um plano bem mais abrangente para os processos organizacionais em que ela atuará, configurando um modelo mais complexo e aprofundado que a terceirização.

Além disso, a empresa contratada por meio do BPO proporcionará novas tecnologias e conhecimentos especializados para o seu cliente, melhorando a qualidade dos seus processos.

Nesse sentido, também existe uma diferença muito grande entre esse processo e a consultoria. Serviços consultivos geralmente envolvem apenas o aconselhamento aos gestores, excluindo qualquer atuação prática nas operações administrativas do negócio.

Quais são os principais benefícios do BPO?

Agora que você entendeu o que é BPO e já sabe que não deve confundi-lo com terceirização de serviços ou consultoria, vamos mostrar quais são os principais benefícios que esse processo pode proporcionar à sua empresa. Acompanhe!

Otimização de tempo

Ao delegar um determinado setor da empresa para uma prestadora de serviços em regime de BPO, os seus colaboradores terão mais tempo livre para se dedicar a outras atividades relacionadas à sua área de atuação.

Assim, você poderá reduzir a carga de trabalho de alguns funcionários em trabalhos operacionais, aproveitando seus talentos em outras áreas e, ao mesmo tempo, garantindo mais satisfação em trabalhar na sua empresa.

Com o ganho de tempo, você também poderá aproveitar para treinar melhor os seus colaboradores ou implementar novas estratégias de gestão em outras áreas do seu negócio.

Diminuição dos encargos trabalhistas

Outra vantagem que o BPO pode proporcionar é uma redução considerável nos encargos trabalhistas, já que isso ficará sob responsabilidade da empresa contratada. Além disso, você não precisará se preocupar com a contratação, o gerenciamento e a demissão desses profissionais.

Todos esses encargos e atividades relacionadas às questões trabalhistas ficarão a cargo da prestadora, devendo o contratante apenas observar se ela vem cumprindo com todas as suas obrigações.

Problemas com a Justiça do Trabalho causam preocupação recorrente a empresários de todo o país. Os gastos com advogados, custos processuais e indenizações costumam ser muito altos e podem prejudicar severamente a saúde financeira da empresa – um risco que representa mais um motivo para considerar o BPO.

Conhecimentos específicos

Os profissionais da empresa contratada já são especializados e têm experiência no ramo da atividade em que prestarão serviços. Geralmente, são bem treinados e têm a formação necessária para lidar com determinadas tarefas.

Assim, você não precisará gastar recursos com treinamentos e especializações específicos para seus colaboradores, tendo em vista que essa atribuição será exclusivamente da empresa contratada. Cabe ao contratante apenas exigir que os profissionais envolvidos no processo tenham a devida formação e competência para realizar as atividades.

Maior foco no core business

Ao delegar a gestão de uma área para uma prestadora de serviços especializada, você terá mais tempo livre para cuidar das atividades principais da sua empresa, ou seja, o core business — aquelas que, efetivamente, trazem o resultado positivo de que o seu negócio precisa.

Além disso, você trabalhará tendo a certeza e a tranquilidade de que todas as tarefas dos departamentos delegados estão sendo cumpridas por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a gestão e administração do seu negócio.

Outra vantagem é contar com a expertise desses profissionais, que podem fornecer as informações necessárias para que você possa tomar decisões importantes e que impactarão no crescimento da empresa.

Melhor aproveitamento do espaço físico do seu estabelecimento

Existem muitas tarefas realizadas em regime de BPO que podem ser executadas na sede da organização contratada — ou seja, não é necessária a utilização do seu espaço físico. Isso pode ser muito interessante, pois possibilita a utilização do espaço que sobrará para a construção de novas salas ou outros ambientes que poderão ser utilizados por seus colaboradores.

Você pode, por exemplo, utilizar uma sala que anteriormente servia como sede de um departamento terceirizado para construir áreas de convivência, salas de entretenimento para os momentos de folga dos colaboradores, auditórios, locais para treinamentos e videoconferências, almoxarifado, entre outros.

Se ainda assim sobrar espaço físico, você pode realocar a sua empresa para outro local de tamanho menor. Dessa forma, você contribui para uma considerável redução de despesas com aluguel, energia elétrica e custos relacionados.

Qual a importância de contratar um serviço de BPO de qualidade?

Antes de concluirmos este artigo, é preciso ressaltar um ponto essencial dessa análise: a qualidade da empresa que prestará serviços em regime de BPO para o seu negócio. É importante que a prestadora selecionada tenha pleno domínio e seja especializada na área, sendo reconhecida no mercado.

Afinal, a empresa contratada participará diretamente na formação das rotinas do seu negócio e será responsável por uma parte dele, sendo indispensável a presença de profissionais reconhecidamente qualificados e que dominem a área de atuação. Sendo assim, lembre-se de checar referências e fazer uma boa pesquisa antes de escolher a sua parceira.

Agora que você sabe o que é BPO, analise se essa alternativa pode ser aplicada na sua empresa e se prepare para experienciar todas as vantagens e benefícios que mencionamos neste artigo.

Gostou do post de hoje? Quer saber mais sobre essa estratégia de gestão? Entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada e pronta para sanar qualquer dúvida que você possa ter.

Escreva um comentário