As empresas estão obrigadas a cumprir uma série de obrigações tributárias, demanda que é consequência da alta carga de impostos e da vasta legislação que versa sobre o tema. Para garantir a segurança e a eficiência dos processos, é imprescindível contar com uma boa estratégia de gestão tributária.

Quando a empresa investe na organização do seu setor de tributos, estabelece um fluxo de trabalho e realiza a entrega de obrigações acessórias em dia, é possível reduzir o impacto negativo da tributação nas atividades. Assim, otimiza-se o lucro e os resultados do negócio.

Neste artigo, você vai ter acesso a algumas dicas que vão ajudar na organização e no aperfeiçoamento da gestão tributária da sua empresa. Acompanhe!

Invista em um planejamento tributário

O planejamento tributário é um estudo focado na análise das particularidades de cada empresa, com o objetivo de entender qual é o melhor regime de tributação aplicável, a carga de tributos e demais obrigações incidentes, bem como o porte da empresa, o faturamento e outras questões que possam impactar no recolhimento de impostos.

Ele representa uma obrigação de qualquer empresa que esteja no mercado em busca de crescimento e desenvolvimento. Além de auxiliar na escolha do regime, também permite realizar um controle mais eficiente dos livros fiscais, facilitar o levantamento de custos, elaborar uma estimativa de lucros e previsões de faturamento.

Com este tipo de estratégia, a empresa tem condições de se planejar com antecedência, estabelecer regras para retirada de valores do caixa e garantir o cumprimento de todas obrigações fiscais e tributárias sem causar nenhum prejuízo para as atividades do negócio.

Conheça a legislação

A legislação brasileira que trata da tributação é extremamente extensa e complexa. Entretanto, o empresário precisa ter conhecimento a respeito das normas aplicáveis ao seu negócio.

Neste sentido, conhecer a legislação permite a otimização da gestão tributária, a eliminação do pagamento de impostos e demais tributos desnecessários e o planejamento do negócio de acordo com as regras legais.

Para garantir a aplicabilidade da lei em sua integralidade, é interessante contar com o apoio técnico de profissionais especializados. Até porque é praticamente impossível exigir do empresário conhecimento de todas as normas tributárias em vigor.

Aproveite os créditos fiscais

Muitas empresas têm direito a créditos fiscais e sequer conhecem este benefício. O crédito é um privilégio para pequenas e médias empresas (não enquadradas no Simples Nacional). Ele pode ser utilizado para obter a restituição de parte de um tributo pago.

Em geral, as empresas que pagam Imposto de Renda via Lucro Real têm uma probabilidade mais alta de obter o benefício, que costuma ser oriundo de contribuições ao PIS e COFINS. Nos casos de empresas com regime de tributação pelo Lucro Presumido, o crédito pode ser recebido em razão do pagamento do ICMS e/ou do IPI.

Os créditos fiscais são uma alternativa que visa a redução dos tributos. Conhecer os direitos da sua empresa e os benefícios aplicáveis ao seu negócio são práticas necessárias para garantir a otimização da gestão tributária.

Busque a assessoria de empresas especializadas

Hoje, é possível encontrar empresas especializadas em gestão tributária, algumas com serviços focados em outsourcing, outro fator que beneficia os gestores. Dessa forma, é possível direcionar suas energias para aspectos mais estratégicos, atribuindo a profissionais com expertise a gestão financeira e tributária dos seus negócios.

Apostar em conhecimento especializado, vindo de profissionais com experiência e com conhecimento de mercado e da legislação, garante mais segurança jurídica para empresa, otimizando as tarefas e reduzindo os gastos com tributos.

A falta de cuidado com a gestão tributária pode causar impactos negativos muito fortes em uma organização empresarial. Além do risco de problemas envolvendo os órgãos de fiscalização, como a imposição de multas ou processos administrativos, uma gestão ineficiente impacta diretamente no caixa do negócio e gera danos que muitas vezes são irreversíveis. Por isso, dê a atenção necessária ao setor e busque o auxílio de profissionais especializados.

Gostou deste artigo sobre gestão tributária? Então siga a Tag Business Solutions nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter — e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos sobre uma gestão eficiente para o seu negócio.

Escreva um comentário