Muitas empresas começam a crescer sem a preparação adequada para receber a demanda de faturamento e trabalho que vêm naturalmente. Por isso, saber como conseguir um crescimento sustentável para o seu negócio é fundamental.

Para garantir um desenvolvimento de sustentável, vale a pena compreender o conceito da escalabilidade. Trata-se da capacidade de uma empresa de crescer, atendendo às demandas que surgirem, sem perder as qualidades que agregam valor e aumentar os seus custos.

Interessante? No artigo de hoje, vamos entender algumas estratégias que permitem a empresas de qualquer porte e segmento estruturar um crescimento sustentável. Acompanhe!

Padronizar e otimizar processos

Os primeiros passos em direção ao crescimento sustentável é a padronização e otimização de processos da empresa. Isso deve começar a ocorrer desde o início do seu negócio, antes que ele comece a crescer exponencialmente.

Quando você padroniza processos, fica mais fácil gerenciá-los, afinal, existirá um padrão em todas as rotinas dentro da sua empresa. A realização dos procedimentos sem uma padronização, por mais que os colaboradores consigam dar conta do recado, pode se tornar algo completamente inviável, porque o fluxo de informações cada vez maior não encontrará suporte suficiente.

Quando há processos padronizados, os colaboradores são treinados para desenvolver determinadas funções, tornando-os aptos a fazer serviços com mais rapidez e eficiência. Um guia com as tarefas de rotina pode ajudá-los a entender as novas práticas.

Ademais, quando as rotinas da sua empresa estiverem funcionando de forma padronizada, os processos passarão a ser mais otimizados, gerando informações mais precisas e mais rápidas para a tomada de decisões dos gestores.

Investir em tecnologia

O investimento em tecnologia é uma ação crucial para aqueles empresários que pretendem escalar o seu negócio, principalmente se observarmos a realidade que estamos inserindo atualmente. A tecnologia atingiu em cheio as empresas, e a tendência é que a automação fique ainda mais presente com o passar dos anos.

A troca de informações rápidas e as possibilidades de geração de cenários que os sistemas informatizados proporcionam é algo extremamente importante para uma empresa. Portanto, não podemos considerar a possibilidade de um negócio crescer de forma sustentável sem investir em ferramentas tecnológicas que automatizem sistemas operacionais e deem mais produtividades à rotina.

Por meio da tecnologia, fica mais fácil utilizar as informações a respeito da realidade do negócio e do mercado para tomar decisões de maneira mais precisa, garantindo o crescimento sustentável do negócio.

Além disso, o trabalho dos colaboradores é otimizado. Diversas tarefas manuais que demandam tempo e paciência já podem ser automatizadas e centralizadas no ambiente digital. Dessa forma, os colaboradores ganham tempo para focar em atividades mais estratégicas da empresa e que exigem mais de suas competências profissionais.

Terceirizar atividades

A terceirização de algumas atividades de uma empresa ainda é um assunto que enfrenta alguma resistência por parte de muitos gestores. Entretanto, não há como pensar em crescimento sustentável sem essa estratégia hoje em dia.

Em um cenário negativo, a empresa pode chegar a um ponto em que seja necessária a contratação de profissionais com salários incompatíveis com a sua realidade e que precisam ser mantidos na folha de pagamento.

Em casos como esse, a terceirização traz algumas soluções. Você pode contar com uma empresa especializada para cuidar das atividades financeiras, por exemplo. Essas empresas contam com profissionais capacitados para resolver problemas da área e traçar novas estratégias.

Dessa forma, os gestores da empresa podem ter uma gestão extremamente eficiente de uma área crucial como o setor financeiro, sem precisar se preocupar com salários e questões trabalhistas relacionadas aos profissionais que atuam nela (uma vez que esses encargos, caso sejam implementados, pertencem à empresa terceirizada).

Capacitar os colaboradores

Por mais que algumas áreas da sua empresa sejam terceirizadas, será necessário ter uma boa equipe para compor o quadro de colaboradores do seu negócio. Nenhum empreendimento cresce de forma sustentável sem uma boa e dedicada equipe de trabalho. Portanto, investir na capacitação do colaborador é investir na própria empresa.

Treinamentos acerca das funções diárias de trabalho podem resolver problemas até então lidados como parte das atividades operacionais. Ademais, com a implementação de tecnologias que agilizem o dia a dia, é fundamental que os colaboradores adquiram capacitação necessária para se adequar às novas demandas.

Entender o perfil dos clientes

Entender as necessidades do público-alvo é outro aspecto fundamental para garantir um crescimento sustentável do negócio. São os clientes que representam a avaliação positiva ou negativa das estratégias implementadas e fazem a empresa se destacar no mercado. Portanto, todos os passos devem ser dados de acordo com o perfil do consumidor.

Traçar o perfil dos clientes e as suas necessidades se tornou muito mais fácil com as ferramentas digitais. Hoje, apenas com as redes sociais, por exemplo, é possível entender os hábitos de consumo do seu público e características básicas como dados demográficos, idade, gênero, entre outras.

Isso também proporciona informações valiosas para um bom relacionamento entre empresas e clientes, na padronização do atendimento e compreensão da abordagem adequada em estratégias de marketing.

Encontrar bons parceiros

Por fim, é necessário encontrar bons parceiros para compor o seu negócio, principalmente fornecedores que atendam as demandas da sua empresa, consigam bons preços e condições adequadas de pagamento.

Um empreendimento escalável não pode crescer sozinho. Ele necessita de pessoas (clientes e funcionários) e outras empresas parceiras com as quais se deve contar para terceirizar processos ou comprar produtos, insumos e materiais para o desenvolvimento das suas atividades.

Ter o apoio de uma empresa especializada nas funções que envolvem o setor financeiro faz toda a diferença para o crescimento sustentável de um negócio. Plano estratégico, gestão de projetos e terceirização de atividades operacionais são apenas algumas vantagens dessa parceria.

O crescimento sustentável parte de iniciativas que visem compreender a realidade da empresa e buscar soluções especializadas. Como vimos, as soluções que envolvem o setor financeiro são fundamentais para garantir o bom desempenho do negócio. Seguindo essas dicas, a escalabilidade é o que vai reger os resultados do seu negócio.

Gostou deste artigo? Se deseja colocar em prática as estratégias acima, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada e pronta para sanar todas as suas dúvidas.

Escreva um comentário