1. Introdução

2. Qual a importância de analisar a viabilidade do negócio?

3. Quais são os passos essenciais para identificar se um negócio é viável?

4. Por que montar um plano de negócios?

5. Como uma consultoria empresarial pode ajudar?

6. Conclusão

7. Sobre a empresa

1. Introdução

Toda empresa precisa desenvolver um plano de negócios que contemple a análise de viabilidade da sua organização. Muito embora algumas empresas realizem este estudo na etapa de definição de metas ou na avaliação anual, ainda é comum encontrar organizações empresárias que simplesmente não analisam a viabilidade dos seus negócios.

Neste e-book especial, você vai ter acesso a um passo a passo com 6 etapas simples que vão ajudar neste processo de análise da factibilidade do seu negócio. Acompanhe!

2. Qual a importância de analisar a viabilidade do negócio?

A análise de viabilidade do negócio ajuda a identificar com clareza quais são as projeções e perspectivas de desempenho de uma empresa.

Com isso, os gestores têm condições de adotar estratégias específicas de redução de gastos e de tomada de ações voltadas para resultados mais efetivos.

Ela pode ser realizada tanto em empresas já ativas quanto em negócios que ainda estão em processo de gestação e não foram lançados no mercado.

3. Quais são os passos essenciais para identificar se um negócio é viável?

Se você teve uma grande ideia e não sabe por onde começar a analisar a viabilidade de tirá-la do papel, preparamos um passo a passo simples que vai ajudá-lo neste processo. Confira!

3.1. Reúna informações

O primeiro passo é a reunião de informações a respeito do negócio e da ideia que envolve o tema. Você deve coletar o máximo de dados possível sobre o mercado, concorrência, possíveis clientes, fornecedores, mão de obra, enfim, tudo o que estiver ao seu alcance que envolva o seu projeto e o contexto no qual ele está inserido.

3.2. Projete os investimentos

O segundo momento exige a projeção de investimentos. Nesta etapa você vai analisar qual será o valor necessário para dar início às atividades.

É importante ter em mente que este valor deve contemplar um capital de giro que servirá como sustentação para o negócio nos primeiros meses, enquanto ainda não houver um lucro expressivo que cubra todas as despesas.

3.3. Projete a receita

A projeção de receitas é uma previsão feita pelo empresário com o valor que ele espera receber em um determinado período de tempo.

Este valor ajuda a ter uma ideia sobre o desempenho esperado pelo negócio, permitindo a adoção de estratégias a curto, médio e longo prazo.

3.4. Calcule os custos

O passo seguinte à projeção das receitas é o cálculo dos custos. Você precisa conhecer quais são os custos atrelados ao negócio e qual será a quantia a ser desembolsada mensalmente para a manutenção da sua atividade.

3.5. Entenda o fluxo de caixa

O fluxo de caixa representa o valor que é recebido e gasto pela empresa em um determinado período de tempo. O empresário precisa entender a respeito do assunto, pois ele fará parte da sua rotina diária de gestão e organização do negócio.

3.6. Crie indicadores

Por fim, a etapa final é a criação de indicadores. Eles vão ajudar a entender o desempenho do seu negócio, ao analisar resultados e criar novas estratégias de crescimento para a organização.

4. Por que montar um plano de negócios?

O plano de negócios é o documento pelo qual se planeja um empreendimento, esteja ele em estágio inicial ou não.

O seu principal objetivo é definir estratégias e delinear as ações e a atuação da empresa para o futuro. Também é utilizado como guia para a gestão e rotina do empreendimento.

O estudo ajuda a compreender o contexto atual no qual um negócio está inserido ao traçar caminhos possíveis para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

5. Como uma consultoria empresarial pode ajudar?

A assessoria de profissionais especializados, por meio do business process outsourcing (BPO) ajuda no desenvolvimento de ações, como o plano de negócios, que tem o escopo de fazer com que o empreendimento tenha resultados efetivos.

Os profissionais que atuam nestas empresas têm conhecimento aprofundado em gestão e estão a par dos acontecimentos do mercado, o que oferece elementos importantes para os gestores especializarem e qualificarem a avaliação e estruturação de suas organizações.

6. Conclusão

Como você pode ver, por trás de uma análise de viabilidade do negócio, existe um bom plano de negócios e a assessoria por meio de BPOs especializadas. Com estes elementos, fica mais fácil gerir e planejar a empresa de forma eficiente, prezando pelos resultados.

7. Sobre a empresa

A TAG Business Solutions é uma empresa especializada em BPO (Business Process Outsourcing — terceirização) que surgiu para ajudar as empresas naquilo que elas têm dificuldade, deixando o foco somente no objetivo principal da organização.

Escreva um comentário